27/07/2016

Testemunho de Linda Deutsch sobre o julgamento de Michael Jackson


A premiada jornalista jurídica, correspondente da Associated Press, Linda Deutsch, recordou a sua experiência no julgamento de O.J. Simpson e de Michael Jackson, numa recente entrevista com Michael Levine de Without Notes.


"Michael Jackson tinha os olhos do mundo voltados para ele. Foi um desastre. Ele nunca deveria ter sido julgado. Um delegado do Ministério Público com excesso de zelo que se via como uma espécie de Javert perseguindo Jean Valjean. Ele tinha tentado apanhar Michael antes e tinha falhado, depois de Michael ter sido absolvido, neste caso, eu fui para a conferência de imprensa e eu perguntei-lhe: 'Você estava perseguindo Michael Jackson?', E ele disse: "Sem comentários", e nessa noite Michael deixou o seu amado rancho Neverland e nunca mais voltou ... Eu acho que o julgamento o matou. Você podia vê-lo definhar fisicamente durante o julgamento.

Quando tudo acabou, ele ligou-me. Eu encontrei-me com ele, vi-o todos os dias e ele finalmente chamou-me depois que tudo acabou, para me agradecer por ter sido justa com ele, porque ninguém mais foi. Todos eles estavam lá para tirar proveito de uma forma ou de outra. E eu disse-lhe: Michael, como foi o julgamento para si? E ele disse: foi a coisa mais difícil que eu já fiz na minha vida, e isso era verdade. Michael era uma alma muito sensível e gentil e não devia ter passado por isto. Ele adoeceu várias vezes... Michael chegou com uma série de ataques contra ele, não por causa do que ele teria feito, mas por causa de toda a sua personalidade.

Eu acho que Mesereau acreditava, e eu também acreditava, que foi um plano montado. Aquela mulher que trouxe seu filho e que por dinheiro afirmou que ele tinha sido molestado, bem mais do que dinheiro, ela queria viver em Neverland para o resto da sua vida.

Michael tinha sido tão gentil para com esta mulher e seu filho, que tinha superado o cancro. Ele acomodou-os numa pequena casa que era normalmente ocupada pela sua amiga Elizabeth Taylor. Havia cisnes que flutuam no lago do lado de fora, havia flores em todos os lugares, havia música tocando, era idílica. Ela era uma mulher que tinha vivido no gueto, em Los Angeles. Ela pensou que ia ficar lá para sempre. E então, quando se tornou evidente que não ia, que Michael estava para lhes dar os papéis para eles saírem, ela foi ao Ministério Público e alegou que ele tinha molestado o seu filho.

Como eu disse, Michael nunca deveria ter sido julgado, mas porque ele era Michael não havia nenhuma maneira de eles deixarem passar isso. A questão é que as pessoas que são absolvidas nunca são absolvidas na mente do público, então esse é o mal, porque supostamente se você passar por um julgamento e foi provado não culpado, é suposto seguir em frente com sua vida.

Mas o público tinha tomado uma decisão diferente, eles tentaram contradizer o júri e foi impossível para ele viver sob o constrangimento de estar sempre a ser julgado.

Isso para mim é devastador. Os julgamentos que eu cobri, pelo menos 60, talvez mais. Eles são julgamentos de fachada. Eles não são simbólicos de qualquer outra coisa, porque esses julgamentos estão dando ao público a oportunidade de ver o seu sistema de trabalho e ver algo que é emblemático do que está acontecendo na sociedade, mas eles não são emblemáticas do que está acontecendo todos os dias nos tribunais em todos os países.

No mundo jornalístico às vezes sinto-me como um visitante de outro planeta. As coisas não são agora como eram quando eu comecei, não são. Eu não diria que são melhores, acho que agora há um culto de personalidade em volta do jornalismo que não é saudável. Quando eu comecei, ninguém sabia quem eu era, tudo o conheciam era a minha assinatura. Eventualmente, tornei-me conhecida porque eu era a cara do julgamento de OJ, mas nunca houve esse sentimento de: Eu tenho que cobrir isto porque vai impulsionar a minha carreira. Eu nunca pensei nisso. Mas nos meios de comunicação electrónicos, que é agora tão prevalente e estrelas do meio de comunicação da TV são feitas a partir dos julgamentos. Esse tipo de pessoa Nancy Grace... Isto dá uma motivação muito diferente de estar lá. Eu estava lá para dizer a verdade."


Fala sobre Michael a partir de 4:54

Tradução: Espaço Michael Jackson



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...