24/01/2017

Michael Jackson retratado pelo pintor Kehinde Wiley


Em 2007 o artista Kehinde Wiley, um artista afro-americano de Los Angeles radicado em Nova York, recebeu uma mensagens de voz dizendo que Michael Jackson estava tentando chegar até ele. "Eu ignorei porque sinceramente pensei que era uma brincadeira", disse Wiley. Depois de alguma pesquisa descobriu-se que as chamadas eram reais. Michael Jackson estava realmente interessado em encomendar uma peça a Kehinde Wiley.

Depois de ver o trabalho de Wiley no Museu de Arte de Brooklyn, Michael contactou o artista para uma encomenda. Michael e Wiley falaram em 2008, por telefone, quase meia-hora com a visão artística por trás da peça, eles concordaram que Wiley iria fotografar Michael em poses dos Antigos Mestres.

Completamente impressionado com o conhecimento de Michael sobre o processo de pintura, Wiley enviou a Michael um conjunto de imagens de referência, mas depois não teve mais notícias dele e não conseguiu entrar em contacto com ele, depois de Michael ter trocado de hotel .

A obra encomendada por Michael Jackson ainda estava nos estágios iniciais, quando Wiley soube da sua morte, mas optou por avançar com a peça para homenagear o Rei da Pop. Wiley decidiu completar a peça, uma grande expansão real tão majestoso como o próprio trabalho do Rei . Escolheu pintar Michael no auge da sua carreira, as imagens mostram uma figura confortável em seu próprio corpo, confiante atrás de uma armadura em cima de um cavalo curvando-se. Com azuis e vermelhos fortes, e rodeado por querubins celestiais, é um retrato que teria feito o Rei da Pop orgulhoso.

O retrato é uma compilação de seis pinturas, incluindo obras de David e Rubens. Kehinde Wiley mistura imagens do retrato real clássico com imagens da cultura negra contemporânea. Muito do que faz é citar pinturas antigas.

Quando perguntado por que ele se sentiu obrigado a completar o trabalho, Wiley disse: "Infelizmente, eu não estava documentado tanto quanto eu teria esperado, mas acho que é algo que ele se teria orgulhado. Michael era uma pessoa extremamente talentosa, com uma equipe que poderia realizar suas ideias, tanto quanto suas performances, e eu acho que a sua ideia de colaborar comigo era algo que ele queria realmente ver ... Senti uma responsabilidade para com ele para o fazer ."

A pintura com 3,51 metros de altura e 3,10 metros de largura, foi vendida em Miami, na feira Arte Basel , por 175 mil dólares, a um coleccionador alemão. Michael nunca viu a pintura final.


A obra foi inspirada na pintura de Rubens "Retrato equestre do rei Filipe II "
Pintura original, D. Filipe II Rei de Espanha e Rei de Portugal, pintado por Rubens no século 17
Óleo sobre tela, 251 × 237 cm. Museu do Prado, Madrid.


***
D. Filipe II, foi Rei de Espanha desde 1556 até à sua morte e também Rei de Portugal como Filipe I de 1581 até 1598.



Texto adaptado de:
coolhunting.com e colorlines.com



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...