21/10/2014

Jim Britt - Reflexão sobre algumas fotos de Michael Jackson


Jim Britt tinha acabado de assumir o cargo de diretor de arte e fotógrafo da gravadora Motown em 1972, quando começou a fotografar Michael Jackson e os seus irmãos. "Eu tinha um óptimo relacionamento com Michael desde o início, "diz Britt" Ele era um bom rapaz. Muitas pessoas tentam arrancar de mim que talvez ele tenha tido uma infância infeliz, mas de maneira nenhuma alguma vez eu vi isso." Jim tirou toneladas de fotos de Michael, ao longo da década de 1970. No aniversário de cinco anos da morte de Michael, pedimos-lhe para reflectir sobre algumas de suas imagens mais memoráveis. 


Piano Boy

Este é o Michael na sala de música da sua família. Foi numa dos armazéns da sua propriedade em Los Angeles. Nesta sala, havia bateria, guitarra e teclado. Ele não estava a tocar uma música específica, mas ele estava realmente tocando o teclado quando eu fotografei. As roupas que Michael está a usar foram escolhidas por ele. Nós não escolhemos nada.



Lookin' Through the Window

Esta é na casa dos Jackson em Encino, na Califórnia. Eles tinham um coreto lá. Eu tirei uma série de fotos com os rapazes atrás desta janela. As imagens foram usadas na capa do álbum dos Jackson 5 Lookin' Through the Windows, lançado em 1972. Michael pegou a flor por conta própria. Mais uma vez, ele parecia ser apenas uma criança normal. Eu lembro-me dele jogando basquete com os seus irmãos.



The Dog Is Mine

Ocasionalmente eu usava uma lente que dava um brilho especial às fotos. Esta é Michael eo seu cão. É simples e bonita. Não tínhamos um conceito. As pessoas costumam dizer-me: “bem, qual é o seu conceito por trás disto? “, eu rio-me. Estava a fotografar uma pessoa para capturar o brilho dela. Todas as pessoas têm o seu próprio brilho e era isso o que eu estava procurando em Michael.



Strike a Pose

Esta foi tirada num parque em Beverly Hills, por volta de 1973. Michael estava a fazer um movimento de karaté. Eu estava na rua com um tripé e uma lente de 180 milímetros, então consegui desfocar o plano de fundo. Um sombreado aberto e luz bonita. Essa fotografia acabou por nunca ser usada para nada.



Blue Sky Mine

Esta foi tirada no telhado do meu estúdio. Tivemos que subir uma pequena escada para chegar até lá. Foi uma aventura. Eu sabia como era a luz lá em cima e queria este céu aberto. Você pode ver uma árvore lá atrás, mas ela está fora de foco. Isso foi em 1975. Estávamos a fotografar para o álbum Forever, Michael.



All-American Teen

Isto é o Pink. É um hot dog muito famoso em Los Angeles, que ficava a apenas um quarteirão do meu estúdio em La Brea. Eu levei-o lá depois de termos estado no telhado do meu estúdio, porque queria fotografa-lo a fazer coisas de um adolescente comum. Na foto, ele segura uma coca-cola, como se ele estivesse a conversar com sua namorada. Passamos um dia de fazer coisas que um rapaz comum faria.



Shining Star

Isto foi fotografado no parque de Beverly Hills. Foi também para as sessões do álbum Forever, Michael, de 1975. Escolhi este lugar só porque achei que tinha uma boa luz e muita sombra aberta. Eu estava a usar um filtro estrela na câmara, isso suavizou-a e deu-lhe brilho. Não tive nenhum assistente naqueles dias. Foi sempre apenas eu, Michael e o motorista da família. Foi tudo muito simples.



Bringing It All Back Home

Esta é mais uma foto na casa da família Jackson em Encino. Na verdade, acabou por ser usada na contracapa do álbum Ben. A sua casa não tinha nenhum tipo de ostentação. Era apenas a casa de família de pessoas que estavam a ganhar muito dinheiro. Não tinha nada que pudesse deixar alguém boquiaberto.



Little Tramp

Esta é a sala de desenho na casa da família. Estava cheia de pinturas e desenhos seus. Tivemos uma conversa agradável enquanto ele me mostrava as suas coisas. Esse desenho é de Charlie Chaplin. Ele era um grande fã, até se chegou a vestir como ele.



Stepping Into the Foreground

Eu estava a colocar uma lente grande-angular na minha câmara antes de tirar esta foto. Isso fez com que a câmara parecesse enorme, e Michael aproximou-se e perguntou: "o que é essa lente que tem ai?". Eu expliquei que era uma lente grande-angular. Eu estava de joelhos para mudar a lente, então estávamos quase à mesma altura, e eu flagrei. Pode ver-se os seus irmãos em segundo plano



First Moonwalk

Estávamos num parque em Beverly Hills, com esta lagoa dividida em quatro seções. Havia uma pequena parede que dividia duas seções da lagoa e Michael caminhou até lá. Ele começou a dançar e foi realmente um dos precursores do moonwalk.




4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...