Andy Warhol, 1984, retrato de Michael Jackson, que será exibido na exposição de Londres
Michael Jackson será o tema de uma exposição na National Portrait Gallery, sobre a sua influência na arte.
Quase 10 anos após sua morte, a galeria de Londres disse que a forma como ele inspirou artistas contemporâneos era "uma história incontestável".
"Michael Jackson: On the Wall" vai abrir no próximo verão para coincidir com o que teria sido o seu 60º aniversário. A exposição com itens emprestados de todo o mundo, será organizada pelo director da galeria, Nicholas Cullinan.
Enquanto o legado de Michael Jackson na música, vídeo, dança e moda foi celebrado, a sua influência na arte não foi, disse a galeria. Haverá mais de 40 artistas, incluindo Andy Warhol, o primeiro a retratar Jackson em 1984, Maggi Hambling, Gary Hume, David LaChapelle e Grayson Perry.
Novas obras também serão feitas para a exposição.
Cullinan disse: "Michael Jackson: On the Wall tem uma abordagem totalmente nova e bastante radical, explorando o impacto cultural de uma figura única através da arte contemporânea.
"Todos os artistas incluídos, apesar de terem vindo de diferentes gerações e partes do mundo, e empregando uma variedade de materiais, estão fascinados com o que Jackson representou e o que ele inventou.
"É raro que haja algo novo a dizer sobre alguém tão famoso, mas aqui é esse o caso. A exposição abre novos caminhos para a National Portrait Gallery no seu tema e na amplitude e perfil dos artistas que foram convidados a participar.
"Abrirá novas caminhos para pensar sobre arte e identidade, incentivar novos diálogos entre artistas e convidar pessoas interessadas em cultura popular e música para se envolverem com a arte contemporânea. Tal como o seu tema, esperamos que esta exposição seja inclusiva no recurso, intransigente na integridade artística e no processo, quebrar as barreiras ".
Michael Jackson: On the Wal está a ser produzida com a colaboração da Michael Jackson Estate .
• Michael Jackson: On the Wal irá decorrer de 28 de Junho a 21 de Outubro de 2018 na National Portrait Gallery
amei saber isso, Michael tinha arte por todos os conceitos por todo o seu corpo, mente e alma.
ResponderEliminar