03/04/2014

Entrevista com Mat Maitland criador da capa do álbum ‘Xscape’


O MJWN teve a oportunidade de falar com o designer inglês  Mat Maitland de 42 anos, criador do  trabalho artístico na capa do próximo álbum ‘Xscape’ de Michael Jackson, e Diretor Criativo de Big Active Design. Ele falou-nos dos panos de fundo do projeto, suas inspirações e como foi feito.

Como é que aconteceu você trabalhar no álbum " ‘Xscape’?
Devem ter sabido que eu era um grande fã de MJ! Nós a (Big Active Design) fomos abordados pela Sony.

Quantos projetos você criou para ' Xscape'?
Criei cerca de 10 ideias para a capa .

Como foi feito o trabalho? Foi baseado numa foto?
Foi baseado numa fotografia que me foi dada pelo Espólio de Michael Jackson, é uma imagem bastante recente de Michael , mas como eu disse, é baseado na imagem e usa partes dela.

Havia alguma coisa no processo de design que você quisesse alcançar particularmente?
Era muito importante para todos (inclusive para mim) que a capa fosse sentida como um novo álbum de Michael, algo que ele poderia ter feito hoje, em vez de uma imagem retrospectiva que possa parecer melhor . Na realidade eu queria capturar a magia e o poder de Michael Jackson, mas também sua vulnerabilidade.

Onde se inspirou para o trabalho artístico de ' Xscape' ?
Eu queria evocar uma encarnação contemporânea e quintessencial de Michael como um artista que constantemente injetava sangue novo na sua música e também focar em ambos os aspetos intrigantes e futuristas de Michael Jackson. Além de ser uma homenagem, espero que vá inspirar a reflexão sobre um homem que continua a estimular e oferecer possibilidades musicais criativas únicas para tantos, ainda hoje. Eu também tentei dizer que Michael está à nossa volta, em nosso universo e mais além, na Terra e no espaço sideral.

À quanto tempo você é fã de Michael Jackson ?
30 anos.

Qual é a sua capa de álbum favorito do catálogo de Michael ?
'Dangerous' , porque era uma imagem com tanta informação que reconheceu e comentou sobre o mundo que Michael tinha criado para si mesmo, o bom e o mau. É o tipo de realização sobre o tema do vídeo ‘Leave Me Alone’, que era a última faixa no "Bad " e então, este foi o álbum depois disso. Tem muitos detalhes nele coisa que era incomum naquela época, na capas de CD simples (embora os olhos retenham a sua atenção ). Além disso, eu gostaria que fosse fiel à visão de Michael que, em 'Bad' e 'Invincible' a editora o impediu de usar as imagens que ele queria. Na verdade, voltando para os olhos, esta foi uma grande influência na capa eu criei para " Xscape " - o olhar magnético, olhando sempre para nós.

Como se sente ao pensar que o seu trabalho artístico está prestes a ser adquirido por milhões de pessoas em todo o mundo e será uma parte da icónica história da pop para os anos vindouros?
Tem sido um sonho ao longo da vida, criar uma capa de disco para Michael Jackson e eu me sinto honrado em ser convidado a fazê-lo. Mesmo que eu não fosse um fã teria sido incrível, mas como um grande fã torna-se ainda mais especial. Espero que os fãs gostem da capa. Eu ouvi o álbum e é realmente incrível!

Fonte : MJWN com agradecimento especial a Mat

5 comentários:

  1. Vou comprar !!!
    Enia

    ResponderEliminar
  2. Tenho poucas expectativas sobre este album, O pouco que ouvi não me entusiasmou e espero estar errada. Contudo gostaria que fosse um sucesso mundial.

    ResponderEliminar
  3. O que me chateia são essas misturas feitas por outros, que provavelmente vou ouvir só uma vez.
    Eu gosto de ouvir as canções na sua forma original, mesmo que consideradas por acabar.
    Vou comprar uma coisa da qual só vou usar metade... que são as canções em seu 'estado puro' conforme Michael deixou. Essas têm o cunho de Michael!
    Mas por outro lado também entendo que há pessoas que gostam, e assim, tendo as duas versões o álbum fica mais valorizado e torna-se mais atrativo para o publico em geral.
    Das que eu ouvi, gosto muito da 'A Place With No Name', os vocais de Michael estão o máximo. Concordo com o jornalista Kevin Hughes, quando diz que desafia qualquer um para não sentir arrepios quando a ouvir. Eu não sinto arrepios, mas volto sempre atrás para ouvir de novo..

    ResponderEliminar
  4. Sobre os vocais de Michael em 'A Place With No Name' o produtor Dr. Freeze, disse há uns anos atrás, numa entrevista:

    "Quando ele entrou no estúdio para gravar, ficou diante do microfone e ateou fogo à música. Quando ele saiu, o estúdio estava em cinzas e nossos queixos no chão. Foi realmente impressionante de se ver."

    ResponderEliminar
  5. Repito: Fico totalmente satisfeita em ouvir os originais do jeito que Michael deixou, completas ou não... Tudo que fizerem além disso ficará sempre artificial, porque sempre faltará a essência principal - Michael!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...