24/03/2016

Michael Jackson adorava sapateado


-Por Melba Huber - Setembro de 2009

Michael Jackson queria aprender a sapatear. Cerca de 10 anos atrás, ele pediu a Debbie Allen para o ajudar a encontrar um grande professor de sapateado. "Quando me pediram para encontrar o melhor professor de sapateado, seleccionei Paul Kennedy. Eu sabia que Paul seria discreto. Michael e Paul vieram à minha casa, onde eu tinha um estúdio", relembra Allen.

"Eu tive em alta consideração que Michael iria treinar e trabalhar fora dos seus próprios padrões, mas nada estava fora dos seus padrões. Foi uma grande jornada criativa vê-lo desenvolver-se. Michael era bom. Ele era do mesmo mundo de Sammy Davis e poderia aprender tudo. O meu chão ainda tem as suas marcas. Eu cuidei do pequeno Prince [filho mais velho de Jackson] durante as aulas e nós muitas vezes íamos à cozinha e comer pão de milho. Michael era um fã de Fred Astaire e Astaire um fã de Michael. era admiração mútua. Não era surpresa que ele fosse tão bem sucedido ", diz Allen.

As aulas eram realizadas durante a noite, normalmente uma ou duas vezes por semana, durante algum tempo até que a agenda de Michael ficou muito complicada. De acordo com Allen, a mãe de Jackson, Katherine trazia-o para a Broadway para ver os seus shows, "Sweet Charity" e "West Side Story" e ela lembra-se de Janet também assistir.

Katherine apoiava a Broadway e fez com que os seus filhos vissem muitos shows. Quando Paul Kennedy ficou doente e não podia mais comparecer às aulas com Jackson, Kennedy telefonou a Dormeshia Sumbry-Edwards para lhe dizer que Jackson estava à procura de um professor / coreógrafo de sapateado e encorajou-a para a entrevista.

Sumbry-Edwards, é uma consumada dançarina de sapateado que treinou no estúdio do Kennedy e foi a única mulher dançarina de sapateado no musical de Savion Glover de "Bring In 'Da Noise, Bring in' Da Funk. " Ela é considerada uma das melhores dançarinos do mundo e muitos a classificam no topo.

Jackson fez voar Sumbry-Edwards para Paris, França, para a entrevista em 1997. Michael tinha muitas perguntas: "Você pode dançar como o Nicholas Brothers ou Fred Astaire? quão rápido você pode mover os seus pés?" Michael deitou-se de bruços com a cabeça muito perto de seus pés e disse: "Como consegue todos aqueles os sons? Faça isso de novo o mais rápido que puder. Você pode me ensinar como fazer isso.?" lembra Sumbry-Edwards

Sumbry-Edwards não sabia se tinha conseguido o trabalho até dois anos depois. Você pode imaginar a surpresa quando ela pegou o telefone em sua casa e Jackson estava na linha. "Qual é a situação?" Perguntou ele antes de a convidar para trabalhar com ele. Ela explicou que estava concluindo "Noise / Funk" (1999) e grávida. Ele pediu-lhe para voltar a contacta-lo depois de estar livre, quando ela estivesse pronta. Em poucos meses, ela estava.

"Dormeshia, és excelente. Honestamente - Michael Jackson "

"Nós trabalhamos a qualquer hora e em qualquer lugar" "em Los Angeles algumas vezes, mas principalmente em Las Vegas todo fim de semana", diz Sumbry-Edwards. Ela apanhava um voo sexta-feira à noite, trabalhava sábado e domingo, depois viajava de volta para Nova York no domingo à noite. Isso durou por cerca de dois meses. Eles também trabalharam aqui e ali entre Vegas, Los Angeles e West Palm Beach, Florida. "enquanto estávamos no estúdio, éramos apenas os dois e eu pude conhece-lo como pessoa ", diz Sumbry-Edwards." Ele estava bem consciente de tudo: as questões do mundo, religião, família, e tudo o que se passava fora do entretenimento. Ele era um homem e pai com um óptimo relacionamento com seus filhos".

Após o 11 de Setembro, Jackson ligou a Sumbry-Edwards e ofereceu-se para trazer toda a sua família para a Califórnia por duas semanas enquanto eles trabalhavam. (Sumbry-Edwards é casada com o dançarino de sapateado Omar Edwards e trabalham no Harlem Tap Studio. Eles têm dois filhos, Jeremias e Ebony. que está atualmente em "Billy Elliot"). Eles tinham uma agenda variada, mas a sua família desfrutou do tempo na Califórnia , em West Palm Beach, Flórida e na casa do Rancho. "Michael convidava-nos para jantar e enquanto o jantar estava a ser preparado os nossos filhos brincavam com seus filhos antes das nossas sessões."

Jackson estava ocupado fazendo muitas coisas e quando eles trabalhavam era normalmente cerca de quatro horas por dia. "Michael sabe exactamente o que ele quer", diz Sumbry-Edwards. "Na maioria das vezes era sem música, mas uma vez ele pôs a tocou uma música que a Janet tinha gravado e disse que era a sua favorita. Ele disse que gostava da sensação e queria fazer algo com esse sentimento", lembra Sumbry-Edwards. "O que você vê aqui?" Sumbry-Edwards, lembra Jackson perguntando quando ele precisava da sua ajuda coreográfica. "Ele fazia o apoio e deixava-me criar", diz Sumbry-Edwards. "Ele fazia algumas mudanças e depois, eu fazia o passo a passo com as mudanças. Ele era um perfeccionista e em quatro horas podíamos trabalhar quatro compassos. Ele não seguia em frente até estar completamente confortável com um movimento. Dessa forma, ele assumia a matéria e fazia disso uma parte de si mesmo. ele a polia antes de continuar. Eu vi a paixão em seu trabalho, muito intenso. "

"Às vezes, [filho mais novo de Jackson] Blanket aparecia no estúdio. Durante os últimos dois anos, eles trabalharam em Las Vegas num estúdio em sua casa. Uma vez em que nós dois estávamos meio perdidos e Blanket estava junto à porta rindo. Tivemos um momento especial com isso. era encantador tê-lo lá. Michael amava sapateado. Ele amava os Nicholas Brothers e Fred Astaire. Era claro sobre o que ele queria. Amava ritmo. Ele sentava-se e assistia."

Sapatos de sapateado usados por Michael Jackson durante a preparação de This Is It.

Jackson trabalhou para aprender sapateado. Ele teve dois anos de técnica antes de fazer alguma coisa. Aprendeu o ABC do sapateado: exercícios de arraste, paddle and roll, cramp roll, pull backs, draw backs, clean time steps, ambos fizeram todo o básico. Na maioria das vezes Sumbry-Edwards chegava ao estúdio cedo, colocava os seus sapatos e fazia exercícios de aquecimento enquanto espera por ele. Quando Jackson entrava, ele não a interrompia, mas sentava-se e observava. Quando ela terminava, ele dizia: "Uau! Esses ritmos são formidáveis" e às vezes gostava de incorporar as suas improvisações no que eles estavam fazendo.

Sumbry-Edwards considera Jackson um dos maiores artistas do mundo. "Michael tem inspirado dançarinos ao longo de décadas ", diz Sumbry-Edwards." Em 2009, ainda há aspirantes a artistas que estão estudando Michael ". A última vez que Sumbry- Edwards trabalhou com ele foi em Setembro de 2008.

Embora muitos não saibam disso, Michael Jackson amava sapateado.






Fonte: Melbasdance.com
Tradução: Espaço Michael Jackson



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...