15/04/2015

Vestir Michael Jackson - Plano B



- Michael Bush

Plano B
Dennis e eu fizemos uma versão de apoio da jaqueta Billie Jean. Queriam cobri-la de cristais e ilumina-la. Depois de ver Michael ensaiar em Junho, ficou claro que não podia suportar esse peso, cerca de 4 kg. Então, Dennis foi procurar todos os tecidos pretos de lantejoulas que havia nos armazéns.

Depois de ver várias opções, uma delas chamou a sua atenção: lantejoulas pretas sobre cinta elástica. Quando se agitava soava como passos saltando sobre rochas partidas.
"É este, sem dúvida", disse Dennis.

Assim como a luva, a jaqueta iria iluminar-se usando sessenta luzes brancas brilhantes, Luxeon LED, e quando explicamos a Michael, pediu mais. Mas mais luzes significava bateria maior e Michael confiou em Dennis, quando ele lhe disse que o casaco ficaria demasiado volumoso.

Com a aprovação de Michael, seguimos adiante sem planos para iluminar nem a jaqueta ou luva de Billie Jean. Asseguramos-lhe que ele teria as suas calças de dança com costuras elásticas. E os seus sapatos Florsheim sem serem polidos, seguros debaixo da minha almofada.

"Eu tenho uma ideia melhor," sussurrou-me Michael durante uma pausa em meados de Junho, “porque não me fazes todas as minhas roupas para a conferência de imprensa que será em Julho, em Londres quando a turnê começa? E assim, a roupa vai ficar com a gente toda a turné".

Dando o maior abraço a Michael, agradeci, não a oportunidade de continuar a desenhar para ele, mas sim por nos deixar duas semanas inteiras para o fazer. Com esse curto espaço de tempo necessitávamos tirar o pó dos nossos arquivos, remover as teias de aranha às coisas que descartamos nos velhos tempos. Algumas eram perfeitas para a ocasião e outras precisavam de uma renovação.

Entre elas havia uma jaqueta de 2003, estilo hippy, desenhada de um modelo Levi’s Vaqueiro dos anos 60. Cobrimo-la caprichosamente com strass, turquesa, espelhos e broches. Como toque final, usamos uma velha réplica de 2003 da mão de Michael e usamos na jaqueta, enchendo-o de lantejoulas para que parecesse a luva de Billie Jean. Ele gostava da ideia dos desenhos nas suas roupas, como se fosse algo que não se fazia normalmente, e a sua mão era o toque pessoal que esperava que as pessoas percebessem.


Outra peça que pusemos de novo em circulação para Londres, foi uma jaqueta feita em 1989, para usar na visita à Casa Branca. Nós  levamo-la junto com a jaqueta militar preta dos hussardos e ele escolheu esta última.

Oficial hussardo polonês em 1577


Mas nem tudo foi reciclado. Dennis e eu criamos uma quinta versão da jaqueta de Thriller e invocando a filosofia, “que seja a mesma, mas feita diferente", trocamos o tecido por um plástico vermelho com hologramas que lhe dava profundidade e captavam a luz.


Final
"Man in the Mirror" era a canção final, e Michael planeou a sua saída subindo num avião chamado "MJ Air", mas antes do embarque, eu tinha que encontrá-lo no centro do palco com uma mala e dar-lhe um casaco cinza metálico. Pegava o microfone e secava o seu rosto com uma toalha. Então Michael daria as costas para a plateia, subia para o avião e sairia a voar.

O primeiro show era algumas semanas mais tarde. Nós ensaiamos até 1h da manhã em 25 de Junho de 2009, e depois sequei Michael com uma toalha enquanto estáva sentado numa cadeira de diretor. Estava cansado e eu também. Sem dizer nada, levantou-se para que lhe trocasse a camisa molhada. Eu desfrutava dessa rotina confortável, da relação descontraída, que funcionava sem necessidade de palavras. Dizem que isso é sinal de um bom relacionamento; a que desfrutas entre o ruído e o silêncio.

"A minha quarta turné contigo, Michael, é difícil de acreditar. Obrigado por mudares minha vida de novo ". Eu não tinha a certeza se ele sabia exatamente o quanto que tinha mudado a minha vida, por dentro e por fora. "Fizeste-me o rapaz com agulha e linha, mais feliz ".

Michael olhou-me nos olhos, deu-me um grande abraço e disse: "Não, Bush, tu mudas-te a minha vida. Obrigado a ti".

Cerimoniosamente, caminhei com Michael até ao seu carro. Dei-lhe a toalha e levei os seus Florsheim de volta para casa comigo.

Extrato do livro: "The King Of Style - Dressing Michael Jackson" por Michael Bush


Fonte do texto: smilemichaeljacksonforever

1 comentário:

  1. A primeira jaqueta "Thriller" foi criada pela figurinista Deborah Landis, mulher de John Landis.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...