21/04/2016

Michael Jackson e fotografia de arte



O fotógrafo Todd Gray, que trabalhou com Michael Jackson de 1979 a 1982 disse sobre Michael no seu livro Before He Was King [Antes de Ele Ser Rei]:

"Quando Michael conseguia tempo para relaxar, ele gostava de folhear livros de imagens fotográficas. Trazia os seus livros favoritos com ele em turnê e comprava mais livros, enquanto na estrada - o autocarro carregava com um número cada vez maior de caixas quando saíamos de cada cidade. A Triumph Tour começou em Memphis sem caixas; no momento em que chegámos a Dallas, alguns dias mais tarde, notei duas; em seguida, veio Houston; e quando chegámos a San Antonio, notei uma vintena de caixas sendo carregado para o autocarro.

Ele amava especialmente livros sobre o glamour de Hollywood dos anos 1930, livros infantis ricamente ilustrados e livros sobre fotografia. Michael normalmente enfiava-se na parte traseira do autocarro, enquanto os outros passavam o tempo juntos, na frente. Eu também preferia a tranquilidade na parte de trás, e eu gostava de me sentar com ele enquanto ele estava envolvido num livro de fotografias sobre o glamour de Hollywood da década de 1930. Olhando para uma foto particularmente notável, ele dizia: "Isto é mágico. Já não se fazem fotos como estas". Ele estudava a pose, olhos, maquiagem, e a expressão -. Tudo o que entrava numa grande foto de glamour.

Michael também amava os livros que mostravam as crianças de todo o mundo. Um dia no autocarro, lembro-me dele dizendo: "Eu gostaria de puder escrever um livro sobre as crianças do mundo. Eu poderia ir a todos os países e mostrar como todos na terra são bonitos. Eu quero ir à Índia e mostrar a pobreza e o sofrimento das crianças de lá e talvez eu pudesse ajudar a melhorar a situação. África, também, onde há tanta fome e doenças. Todd, você iria querer fazer isso comigo?" Eu estava atordoado, quer porque eu me perguntava como Michael alguma vez iria encontrar tempo e também que ele queria que eu fosse o fotógrafo. Sugeri que ele desse uma vista de olhos nas fotos de Lewis Hine, o fotojornalista influente cujo trabalho ajudou a impulsionar a introdução das leis de trabalho infantil no início do século XX."



Depois desta conversa parece que Michael tinha olhado para a obra de Lewis Hine, e 30 anos mais tarde, viria até mesmo a fazer referência a ele no seu trabalho.


Bernt Capra, que trabalhou com Michael em This Is It, disse em 2009:

"Michael Jackson era muito bom leitor e amava arte, ele conhecia as suas fotografia, e gostava deste fotógrafo, Lewis Hine, que tinha sido assistente social na era da depressão e que tirou fotografias de vítimas de trabalho infantil, quatro, cinco, seis anos de idade que trabalham em fábricas e minas. Ele também era muito conhecido por uma colecção de fotos da construção do Empire State Building, que são muito valiosas agora. Michael amava esse sujeito e ele baseou a coreografia e cenografia de "The Way You Make Me Feel" nas fotos dos homens que constroem vigas de aço, como se estivessem no topo de um arranha-céus tendo uma pausa para o almoço". 
-Bernt Capra.


Fonte: michaeljacksonallegations.com
Tradução: Espaço Michael Jackson


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...