10/06/2014

“I Am A Loser” de Michael Jackson


A mística que cercava da canção inédita de Michael Jackson “I Am A Loser” foi finalmente esclarecida, depois de um fã ter vazado a música completa online. No entanto, embora os fãs possam agora desfrutar da pista em toda a sua glória, ainda há muita confusão sobre as verdadeiras origens da canção.

Os fãs de Michael Jackson há muito tempo especulam que a faixa foi escrita e gravada no final dos anos 90, antes do lançamento do álbum "Invincible" de 2001. No entanto, esta informação tem provado ser imprecisa.

"I Am A Loser" foi concebida pela primeira vez, mais de um ano após o lançamento de "Invincible", em Janeiro de 2003, logo após encerrando o última de uma série de entrevistas para o malfadado documentário "Living With Michael Jackson", de Martin Bashir.

Michael e o seu colaborador de longa data Brad Buxer, que é responsável por contribuições de uma infinidade de faixas, incluindo "Who Is It" e "Stranger in Moscow", estavam em Las Vegas em quartos de hotel adjacentes, na época que trabalharam juntos em música.

Buxer, que  na época estava passando por uma separação, estava acordado tarde da noite. Chateado com a separação, ele estava andando em volta do seu quarto repetindo: “I’m a loser! I’m just a loser!” (Eu sou um falhado! Eu sou apenas um falhado! )

Em pouco tempo Jackson, que podia ouvir Buxer através da parede, bateu na sua porta entrou e perguntou: "Qual é o problema?"

"Oh I Am A Loser" (Oh, eu sou um falhado ...), respondeu Buxer, antes de explicar a sua situação.

"Vamos escrever uma canção sobre isso", sugeriu Jackson.

E assim, Jackson e Buxer começaram a trabalhar, co-escrevendo e compondo a faixa " I Am A Loser" até às primeiras horas da manhã.

Da esquerda para a direita: Buxer, Jackson e Prince

"Nós tínhamos a nossa instalação típica de gravação", explica Michael Prince o engenheiro/produtor da dupla. "Pro Tools, teclados, um microfone configurado com fones de ouvido, a coisa toda. Então, era basicamente um mini estúdio de gravação. "

"Brad tocava as chaves e Michael fazia um vocal experimental. Aconteceu muito rápido", lembra Prince, que começou a trabalhar na música logo após o primeiro vocal experimental ter sido estabelecido.

"Michael fez várias performances para obter uma boa demonstração", diz Prince. "Nós trabalhamos nela no rancho (Neverland) e outras vezes em outros lugares também. Michael gostava de continuar polindo as coisas. Ele estava sempre pedindo um novo som aqui ou um novo hi-hat lá."

A canção é construída em volta da marca registada Jackson/Buxer, sequências de bateria e sons beatbox na linha de "Stranger in Moscow" e "Beautiful Girl", e apoiado por sintetizadores suaves e uma harpa angelical. Jackson conta a história verdadeira de um amor perdido do Buxer, com letras pungentes: “I say hello/You say goodbye. I reach to you/You don’t even try. I am a loser. I am a loser” (Eu digo olá / Você diz adeus. Eu chego-me a ti / Tu nem sequer tentas. Eu sou um falhado. Eu sou um falhado). "

Após examinar o que foi divulgado, Prince pode confirmar que esta não é a versão mais recente da faixa.

"Eu quero dizer a versão vazada está vocalmente completa, mas pode dizer-se que é a demo, porque depois do segundo ou terceiro coro ouve-se Michael fazer 'Ahh' assim, porque ele estava-se a preparar para cantar uma parte e então ele parou", explica Prince. "Ninguém editou isso. Ele não quis dizer porquê isso foi deixado na gravação. Tal como em [a faixa inédita] "Gloucestershire" - Michael começa a fazer uma pequena parte de buzina com sua voz, apenas para que ele não esquecer isso -. Porque é uma faixa vocal experimental. "

"A versão que vazou é praticamente a demonstração acabada que depois se tornou 'I Was The Loser'."

"O que você está ouvindo é Michael a cantar e Brad a tocar. Isso realmente é a demo. Esses vocais estão intactos sem ajuste nem edição ", diz Prince.

"Ele estava feliz com a demo original “I Am A Loser”, acrescenta o Prince. "Mas antes de tocarmos isso para alguém, tivemos uma longa conversa e Michael disse: 'Eu não quero ser um falhado. Eu não me importo se eu era o falhado , mas eu não quero dizer que eu ainda sou um falhado". Então, nós mudamos isso."

“I Was The Loser” (Eu era o falhado) é a versão final da faixa.

Jackson não gravou a música inteira de novo quando se mudou de "I Am A Loser" para "I Was The Loser". Ele simplesmente regravou essa determinada linha, enquanto a composição musical permaneceu exatamente a mesma.

A gravação da linha “I Was The Loser” (Eu era o perdedor) ocorreu em um estúdio improvisado criado pelo Prince no quarto de Michael no Hotel de Bel Air, no final de 2008 - no mesmo período de tempo em que o Rei do Pop decidiu adicionar vocais para outras faixas preexistentes, incluindo "Best of Joy" e "Hollywood Tonight."

Estas, entre muitas outras, eram faixas Jackson tinha na lista "a fazer" no momento de sua morte em 25 de Junho de 2009. Uma nota manuscrita detalhando os títulos de 28 faixas que Michael esperava concluir, incluindo "The Loser" como Michael chamou, foi encontrado ao lado de sua cama depois de sua passagem. Veja abaixo:


"Há coisas que simplesmente ficam presas na sua mente", diz Prince. "Às vezes, ele escreve músicas novas, e às vezes ele quer trazer algo do passado que ele sabe que é uma joia por polir."

"Lembro-me que trabalhamos um pouco em ‘Scared Of The Moon’ para o álbum 'Invincible'. E lembro-me de Steve Porcaro brincando, 'Oh essa música de novo?’ É tão engraçado porque eu nunca tinha ouvido antes. Mas esta é a maneira de Michael fazer as coisas, ele revisitava sempre algumas das suas coisas favoritas. Ele dizia: 'Por que não colocar isso em nosso último álbum? Vamos ouvir novamente. Nós podemos fazer isso melhor?’ Às vezes eram incluídas no álbum e outras vezes não".

Ambas “I Am A Loser” e “I Was The Loser” permanecem inéditas em caráter oficial até hoje.



Fonte: damienshields.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...