15/04/2016

Os Jacksons - Começo humilde


Durante o julgamento Katherine Jackson vs AEG, os jurados pareciam prestar muita atenção, inclinando-se para a frente e muitas vezes sorrindo, enquanto a matriarca de uma das mais famosas famílias do mundo de entretenimento contava como ela e seu marido criaram nove filhos numa pequena casa em Gary, Indiana. Eles viram vídeos caseiros raros dos Jacksons e ouviram canções que Michael escreveu para seus filhos.

A família de Katherine Jackson mudou-se para East Chicago, Illinois, apenas três anos depois que ela nasceu na zona rural de Barbour County, Alabama, em 1930, disse ela. Ela usava uma cinta na perna esquerda, quando era criança, porque sofria de poliomielite.

O talento musical corria na sua família, incluindo um bisavô conhecido como um cantor muito bom. Ela tocava clarinete na banda do colégio.

Ela tinha 19 anos quando se casou com Joe Jackson, um trabalhador da fábrica de aço, de 21 anos de idade. O casal comprou uma casa de quatro cómodos, aproximadamente do tamanho de uma garagem, que coincidentemente estava localizada em Jackson Street, Gary, disse ela.


As duas meninas mais velhas dormiam num sofá na sala de estar, enquanto os meninos dormiam em camas de beliche num dos dois quartos, disse ela. A proximidade pode ter contribuído para as suas carreiras musicais. "Eu acordava com os meninos harmonizando e cantando", disse Katherine Jackson.

A crescente família vivia de pagamento de salário, esticando o dinheiro vestindo as crianças com roupas feitas em casa, adquirindo sapatos do Exército de Salvação, vendo anúncios de jornal de vendas e deslocando-se ao campo para colher legumes, disse ela.

"Eu sabia cozinhar batatas de todas as maneiras", brincou Katherine Jackson, quando lhe foi perguntado se ela era uma boa cozinheira.

Katherine Jackson conseguiu um emprego de empregada de balcão na loja Sears Roebuck em Gary pouco antes de sua filha mais nova, Janet, nascer, disse ela.

O jovem Michael era "um menino doce", disse ela, sempre "sensível e amoroso". Sua mãe contou como com 3 anos Michael segurou a mão de Randy e chorou porque o seu irmão mais novo estava doente.


A sua mãe viu os primeiros sinais de talento de seu filho. Ele chutava quando estava nos seus braços quando ouvia música, disse ela. "Quando ele começou a andar, ele estava dançando."

A primeira dança de Michael foi ao ritmo de uma velha e enferrujada máquina de lavar roupa . "Ele estava lá dançando enquanto sugava o biberão ao ruído da máquina de lavar", disse ela.

Ele "guardava os seus tostões" para comprar doces, que ele usou para criar uma loja. "Ele gostava de brincar de armazenista", testemunhou ela.

Enquanto a família tinha um aparelho de televisão velho, muitas vezes avariava, disse ela. Seus filhos começavam a cantar para entretenimento, quando não havia dinheiro para pagar a reparação da TV.

Os irmãos levaram o seu canto para além de casa, entrando em shows de talentos da escola. "Isso começou assim que eles ganharam todas as competições", disse ela. "Eles viam os Jacksons vindo e diziam: 'Oh, meu Deus, eles vão ganhar de novo'".

A mãe inicialmente nomeou o grupo "The Jackson Brothers 5", mas uma mulher que estava compondo um anúncio para uma apresentação encurtou para "The Jackson 5", disse ela.

A primeira apresentação pública de Michael foi quando ele cantou, "Climb Every Mountain" num programa de escola quando ele tinha apenas 5 anos, disse ela.

"Ele começou a cantar a canção, e cantou com tanta clareza, sem bemol nem nada.  Eu sentei-me e chorei. Ele foi aplaudido de pé."

 Apesar de Jermaine ter sido inicialmente o vocalista, Michael começou o trabalho depois da sua mãe ter forçado o marido a ouvi-lo cantar, disse ela.

Começaram a ser pagos para cantar, depois dos artistas da Motown 'Gladys Knight & the Pips' e 'The Temptations' começaram a contratá-los para fazer a abertura dos seus espectáculos sempre que eles estavam actuando perto de Gary, disse ela. O fundador da Motown Records, Berry Gordy Jr. assinou um contrato com os Jackson 5, e os seus primeiros quatro singles tornaram-se sucessos número 1, disse ela.

A família mudou-se para Los Angeles quando a "Jackson mania" estava irrompendo, disse ela. "Havia tantas meninas em volta da casa, fiquei tão cansada disso", disse ela.

Os jurados viram um clipe de Michael com 14 anos de idade, cantando "Ben" na premiação do Oscar em 1973. "Ele gostava dessa música porque gostava dos ratos", disse sua mãe.


Ela então contou uma história sobre a descoberta de que o seu filho tinha um rato no bolso durante o jantar num restaurante de Beverly Hills. "Fiquei muito chateada com ele."

Pode ler aqui a história sobre Os ratos de Michael Jackson


Fonte: CNN. Com (extracto do texto)
Tradução: Espaço Michael Jackson


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...