23/03/2015

Vestir Michael Jackson – Traje de esgrima da turnê Dangerous


- Michael Bush

Desenhar para Michael muitas vezes tornava-se um processo de eliminação. O que é que ele não usou ainda? O que não fizemos ainda? E como o interesse de Michael pela tradição britânica estava crescendo, nós também nos esforçamos para manter essa qualidade no projeto seguinte.

A nossa incessante busca levou-nos a Dennis e a mim, às escolas de esgrima. Descobrimos que a esgrima é um intenso exercício de pés e movimentos de golpear que se transferem na perfeição ao estilo da dança de Michael... Então, nós compramos um autêntico uniforme branco de esgrima, com a ideia de fazer de algo histórico e tradicional, um traje de rua.


Michael apresentou-se pela primeira vez com ele na reportagem publicitaria da Sony com o icónico fotógrafo Herb Ritts.



Ao contrário do tradicional uniforme branco, nós fizemo-lo em pele preta.
A nossa interpretação do uniforme é abotoado até ao topo, mas fizemos uma aba que dobrava fazendo um efeito de cu-cu com a camisa rasgada de Michael. Michael gostava da dobra porque se movimentava. Quando caminhava ou dançava de forma agressiva, dobrava-se ao ritmo, em sincronia. 


Como toque final, substituímos as meias altas por botas até ao joelho e cobrimos a máscara com pele preta. Além disso, fizemos a luva de cor preta, em vez do tradicional branco. Nós também adicionamos caneleiras nas botas para lhes dar profundidade. Era como se Michael se disfarçasse, o que o deixava louco. As fãs mulheres enlouqueceram também com esta peça, porque deixou muito pouco para a imaginação.

"Quero usá-lo na turnê", disse Michael, quando foi publicada a reportagem. Então tivemos que pensar em como fazer este traje para uma atuação na turnê Dangerous. Devia ser impermeável, fácil de limpar e elástica. E o mais importante, devia ser leve o suficiente para permitir ser usado sob outras roupas para permitir mudanças rápidas e ainda continuar a ter aparência metálica e ousada no palco.

Fizemos o traje em várias cores: dourado, prateado, vermelho, laranja , verde limão e rosa, para ver qual funcionava melhor nas fotos. O dourado foi o vencedor.


Os europeus reconheceram instantaneamente este equipamento como sendo um uniforme de esgrima, mas os americanos não estavam cientes do que influenciou a peça, a julgar pela reação dos fãs nas suas cartas. Ficaram chateados com a "cauda" que era causada pela alça ajustável na parte traseira: “destaca-se muito” ou "isto parece um erro" "ou foi distração", mas nada do que fizemos para Michael foi por engano. É assim que o uniforme tradicional é usado. Na verdade, essa "cauda" era a parte favorita de Michael deste equipamento. A cauda movia-se loucamente quando ele dançava e tornou-se uma extensão dele. Mas acima de tudo, era o detalhe que ele perguntava se alguém iria notar. E para sua alegria, eles notaram! 




Extrato do livro: "The King Of Style - Dressing Michael Jackson" por Michael Bush

Fonte: smilemichaeljacksonforever e positivelymichael.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...