05/02/2015

Homenagem de Marcus Miller a Michael Jackson


Eu não consigo lembrar-me de uma pessoa que não se tenha impressionado com o talento artístico de Michael. Miles Davis, Luther Vandross, Roberta Flack, alguns dos maiores artistas do mundo, todos eles me contaram o quanto eles o admiravam.

Eu venho de uma família musical, mas foi só quando ouvi Michael Jackson é que decidi tornar-me um músico. The Jackson Five eram tão emocionantes e tão talentosos. Sendo uma criança de dez anos, eu decidi levar a sério a música, porque Michael e os Jackson Five tinha-me dado esse entusiasmo. Ei, eles tinham a minha idade e já eram profissionais, eu realmente senti como se eu estivesse atrasado e tinha que fazer alguma coisa para recuperar!

No meu bairro em NY, nós vestíamo-nos como eles, usávamos o cabelo como eles. Tenho certeza de que era o mesmo em todo o país. Ele e os seus irmãos realmente definiram a nossa infância.

Eu nunca toquei com ele, mas nunca me importei, porque isso permitiu-me ficar realmente um fã para sempre, sem estar preocupado em tocar baixo ou escrever canções. Eu apenas gostava de seus discos como toda a gente.

Finalmente passei a fazer música de uma forma mais jazz e R & B do que ele, mas sempre senti que carregava aquela centelha que Michael Jackson incutiu em mim. Eu costumava fazer Miles ouvir os discos de Michael Jackson! Ele amava "Shake Your Body Down To The Ground"! Ele disse: “Meu, esta porra é muito fixe!!"

Para os jovens afro-americanos, ele era a voz marcante dos anos setenta. O que é incrível é que ele passou a ser a voz marcante dos anos oitenta também. E desta vez não era apenas para crianças afro-americanas, não era mesmo só para crianças. TODA A GENTE comprou "Thriller" - desde os avós, até às crianças de 5 anos. Não são muitos os artistas que já tiveram esse tipo de apelo universal, se houver.

Ouvi dizer que, na década de setenta, Sammy Davis Jr. deixava sempre a porta aberta da sua casa em Hollywood Hills. E se você fosse visitar Sammy, via frequentemente o jovem Michael Jackson, deixando-nos para ir para a sala de vídeo do Sammy, estudar a extensa coleção de vídeo de Sammy, dos velhos génios de dança, como Bill "Bojangles" Robinson, Nicholas Brothers e o próprio Sammy. A coleção de fotos e vídeos de Sammy é lendária. Imagine o que um jovem génio como Michael Jackson aprendeu assistindo aquelas fitas.

Se você ouvir os discos antigos dos Jackson Five, você ouve os hits J5, é claro, mas para preencher o álbum, os produtores da Motown tinham Michael e seus irmãos a fazer covers (remakes) da Motown e outros sucessos de R & B da época. É incrível ouvir Michael cantando músicas em todos os estilos diferentes. Ele cantava como William Hart dos Delphonics numa canção, depois, como Smokey Robinson na canção seguinte. Ele até fez um cover da música de Day Bobby, "Robin Rockin “. Essa foi uma lição incrível de história vocal para Michael, que tem a capacidade de absorver todos esses diferentes estilos, era assustador.

Na década de oitenta, Michael colocou tudo isso junto. No seu corpo esguio, ele encarnava toda a tradição de entretenimento negro. Desde os Nicholas Brothers passando por Sammy Davis Jr., Little Richard, Sam Cooke, James Brown, Sly and the Family Stone, Smokey Robinson, os Delphonics, Stevie Wonder, e por diante no futuro.Assistir a MJ era como ter uma aula de história e uma lição para o futuro, ao mesmo tempo.

Se isso não bastasse, depois, Michael Jackson foi e revolucionou sozinho os vídeos de música. É incrível que hoje, cerca de vinte e cinco anos mais tarde, toda a gente que faz um vídeo de música pop ainda se sente obrigado a incluir uma sequência de " grupo de dança" como o que MJ foi pioneiro em "Beat It". Isso é o quão influente e à frente dos tempos ele era.

Eu realmente sinto pena das pessoas que só conhecem o Michael Jackson dos últimos anos. É uma pena que eles só vão ver o "out there" Michael Jackson que muito obviamente lidou com demónios criados por uma infância que nenhum de nós pode imaginar ou compreender.

Sinto pena das pessoas que só conhecem Michael Jackson como "Wacko Jacko” - porque eles perderam de assistir a uma exibição de talento que muito provavelmente, o mundo nunca jamais verá novamente.

Rest In Peace MJ,
Marcus Miller

Marcus Miller -Compositor e músico de jazz norte-americano

Fonte: smoothjazznow.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...