16/12/2014

Steve Barron fala sobre o curta metragem ‘Billie Jean’


Steve Barron, diretor do vídeo de Michael Jackson, 'Billie Jean' de 1983, lançou um livro sobre o seu trabalho durante a década de 1980 chamado “Egg n Chips & Billie Jean: a Trip Through the Eighties”. Abaixo estão extratos sobre o seu trabalho no clássico curta metragem de Michael e como foi trabalhar com o Rei da Pop.

A OFERTA
Por essa altura [1982], eu tinha feito 15-20 vídeos de música, incluindo um que foi número um no Reino Unido na época: The Human League’s Don’t You Want Me. O nome de Michael Jackson não estava na boca de todos. Lembre-se que isto foi poucos meses antes de Thriller sair. Havia, é claro, uma magia em Michael Jackson que o tocava, mas de certa forma eu estava mais animado sobre Human League. Na época, minha esposa estava grávida do meu primeiro filho, e minha reação inicial foi, "Oh, eu acho que não vou conseguir fazer isso". Não era um caso de "nós temos que fazer isto". Foi a minha esposa que me convenceu. "

O RESUMO
O empresário de 'Michael Jackson disse que Michael queria que o vídeo fosse mágico, que ele [Michael] tinha visto Don’t You Want Me, e gostou do visual cinematográfico e toda aquela vibração. Michael queria que fosse um pedaço de um filme, ao contrário de um vídeo de música com uma história. "

ORÇAMENTO
$ 50.000. Era o dobro do orçamento com que eu já tinha sido convidado antes, para trabalhar. Para colocar isso em perspetiva, porém, quando Beat It foi filmado cinco semanas mais tarde, o orçamento foi de US $ 300.000. E quando eles fizeram Thriller, foi de US $ 2 milhões. Assim, no espaço de três meses, o orçamento de Billie Jean tinha-se tornado mínimo.

A INSPIRAÇÃO
Eu vim com a ideia [para Billie Jean] baseado numa ideia que eu tinha tido para um vídeo anterior para Joan Armatrading: the Midas Touch thing. Assim, o plano era de que em todos os lugares que Michael passava, tudo iria brilhar e virar ouro na luz. Eu escrevi o conceito num fax e enviei a Michael essa página e meia de conteúdo e eles disseram: "Michael gosta muito disto, ele realmente quer que se sinta como uma coisa de Peter Pan". Então, foi um caso de ‘sim’ você está dentro, venha fazer isso, nós gostamos do conceito.

O FILME
Usamos película de 16mm. A razão para não usarmos de 35mm - Eu tinha acabado de filmar Don’t You Want Me, em 35mm - é não foi o suficiente no orçamento.

REUNIÃO COM MICHAEL
Ele era encantador, super tranquilo, super agradável, e muito curioso sobre os planos para o vídeo, e depois, mais tarde, ele queria saber mais sobre mim.

ANTES DA SESSÃO
Eu tenho um amigo meu para fazer os roteiros, reuni-me com Michael e mostrei-lhe os fotogramas, haviam dois fotogramas em branco no refrão, porque o empresário tinha dito que ele poderia quer dançar. Ele explicou que Michael tinha andado a praticar em frente do espelho.

Falei com Michael sobre a ideia deste detetive particular a segui-lo, que foi vagamente baseado no que ele me tinha dito, foi o conceito básico para a música - algo que ele tinha lido num jornal sobre um detetive privado.


MICHAEL MOMENTO DE GÉNIO
Então, nós percorremos com ele, cena por cena. E quando ele chegou à cena com a loja de câmaras, com as câmaras todas disparando, acionando a sua energia, desencadeando o toque de Midas de novo, Michael disse que teve esta ideia. "Que tal se uma das outras lojas da rua fosse uma alfaiataria com alguns manequins na janela. Quando eu passo por ela, antes ou depois da loja de câmaras, os manequins ganham vida, e saltam para fora atrás de mim e dançam comigo?". Eu simplesmente adorei, pensei que era um conceito incrível, é melhorava tudo . Era um bom conceito na história e simplesmente uma ideia genial.

Após essa reunião, eu cheguei para o meu produtor e disse: "Michael surgiu com uma ótima ideia. Precisamos mudar essa loja, a terceira ou qualquer outra, é preciso arranjar alguns manequins e alguns dançarinos e fazer ensaios. Precisamos de um coreógrafo, um figurinista, e eu preciso de mais duas horas para filmar isso de uma certa maneira, porque isso vai ser após a primeira dança".

O meu produtor calculou que isso iria custar US $ 5.000 dólares mais. e a CBS [gravadora de Michael Jackson] disse que não. Eles disseram, "Não, nós não vamos pagar um centavo a mais, já dissemos, vocês têm 50 mil dólares e é isso ".

UM GOLPE DE SORTE
Supus que alguém iria dizer a Michael que não podíamos pagar a sua ideia. Acho que metade de mim estava à espera que ele dissesse, “Eu vou pagar por isso”, mas ele não o fez. Recebi um telefonema na noite de sexta - Estava a dormir, por isso foi um daqueles momentos "onde estou", e era Michael ao telefone, o que era estranho, porque ele não me parece alguém que faria seus próprios telefonemas. E ele disse, "Hey Steve, eu estive a pensar que não devemos fazer a dança no vídeo amanhã". Eu pensei, 'eu não vou dizer nada'. Ele cancelou, então qual é a razão de lhe contar sobre o orçamento, quando ele percebeu que não quer fazer de qualquer jeito?

Eu entendo por que ele não fez isso, de forma criativa, porque eu acho que nesse ponto, ele estava a pensar em Beat It e em Thriller. Não ter feito essa boa ideia foi dececionante, é como uma cena em falta que eu teria adorado ter filmado. Eu acho que teria feito o vídeo melhor. '

A DANÇA
Tinham-me dito um dia antes, que as pedras do pavimento não iriam acender todas, que Michael não poderia ir para onde ele queria. Haviam 11 que se iluminavam e estavam todass em padrão do jogo da macaca, que eles tiveram que decidir aleatoriamente durante a noite. Eu tive que dizer, 'Michael desculpe , mas há esta pedra que se acende, e depois estas duas, em seguida estas duas, e depois esta também.

Não tendo visto nenhum ensaio ou qualquer coisa, eu estava adivinhando o que ele ia fazer. Eu acho que ele tinha praticando alguns movimentos, mas como nós os íamos juntar ia ser um mistério. Ele olhou para tudo cuidadosamente e olhou para o que eu tinha falado com ele, e então eu disse: 'Michael, vamos fazer alguns ensaios', e ele disse, "podemos simplesmente filmar?"



À medida que o refrão se aproximava, ele começou a mover a perna um pouco mais e em seguida, o refrão chegou e ele surgiu nesse dança que era diferente de tudo que eu já vi. Foi simplesmente extraordinário, instintivo. Ele juntou tudo e transformou-o no que vimos. Eu aqueci, eu definitivamente aqueci, a energia que estava vindo dele. A câmara literalmente embaciada, a ocular embaciada, por causa do meu calor do que eu estava a ver. Ele quase desapareceu em uma névoa através da lente, o que tornou ainda mais como um momento totalmente surreal. "

EDITAR
Eu conheci o Michael em Covent Garden, através da Longacre, uma empresa de pós-produção. Lembro-me que estávamos a maior parte da noite a fazer isso porque foi uma reviravolta muito rápido, como de costume. Ele passou a estar em Londres, por isso foi um timing perfeito. Lembro-me dele deitado no sofá na parte de trás, e em um ponto ele olhou para uma das telas e disse: 'Eu gosto desta ", e de fato [ele estava olhando para] uma tela dividida. Ele pensou que as três divisões estavam lá para ele escolher um ... Eu não disse nada. "

UM VÍDEO VIRAL
Tudo o que eu me lembro foi que, cerca de duas semanas depois, eu ouvi que a MTV não iam passar Bille Jean. Eles disseram que não era o seu público. E então eu ouvi, e tenho ouvido muitas histórias, que a CBS telefonou para a MTV completamente furiosos: "Como pode este enorme hit pop, com um vídeo enorme, e um grande artista não ser para a vossa audiência. Quem é a vossa audiência?".

Eles disseram que representavam a América central. Não acho que a questão fosse por ser branco ou preto. A MTV estavam na sua fase inicial. Eles não sabiam quem eles eram, não sabiam no que eles se tinham tornado, e eles certamente não sabiam que Michael Jackson iria se tornar MTV. Eles estavam a lutar contra a coisa que lhes construiu o império em que eles se tornaram.



Fonte: The Telegraph & MJWN
Tradução: Espaço Michael jackson

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...