19/06/2014

Michael Jackson só dançava com sapatos Florsheim



-Michael Bush

Eu era um novato quando entrei para a turnê Bad no Japão, em 1987, mas eu sabia algumas coisas sobre a descrição do meu trabalho como guarda-roupa. Eu estava no comando do ajuste, função e aplicação, bem como a manutenção das roupas de Michael.

Durante e depois dos shows, eu lavava à mão e secava as camisas de seda e meias de strass. Aplicava álcool nos cintos metálicos, fivelas e outras coberturas quaisquer que colocamos sobre as peças que exigiam brilho após um desempenho agressivo. Costurava as costuras novamente ou consertava outros tipos de avarias do guarda-roupa. E no sentido de gestão, eu dava brilho aos sapatos Florsheim de Michael, roçados e com aparência desgastada. Era o mínimo que eu poderia fazer. Nenhum superstar, ou empresário se atreveria a ser visto com uma porcaria nos seus pés.

Michael viu-me sentado no seu quarto de hotel, colocando graxa como um engraxador de sapatos no meio do Grand Central Terminal.

"NÃO! Não toque nos meus sapatos.” Uma onda de ansiedade misturada com confusão fez-me ficar mudo. Eu não sabia o que dizer. "Nunca engraxe os meus sapatos", ordenou Michael. Ele estava zangado. Foi um lado dele que eu nunca tinha visto, e meu estômago estagnou. Ele nunca levantou a voz, mas a combinação dos gestos de suas mãos e a entoação das suas palavras lentamente pronunciadas indicava que ele falava sério.

Em qualquer momento que Michael ficava zangado com alguma coisa a ver com a sua vida profissional, ele nunca gracejou. Em vez disso, ele era como um pai explicando a uma criança pequena, não só que ele fez algo errado, mas por que isso era errado. Simplesmente dizendo-me para não tocar no fogo, não era o mesmo que dizer-me porque eu poderia ficar queimado. Michael queria que eu aprendesse com este erro. Ele explicou: "O couro está desgastado da maneira que eu gosto. E se você o revestir com graxa, os sapatos vão escorregar. Se eu cair e torcer o tornozelo, todos nós ficamos sem trabalhar."

Pedir a Michael para dançar com um par de sapatos novos, ou mesmo mexer com os que ele já havia desgastado de forma considerável, era como pedir a um rebatedor de home run para mudar de taco ou a um colector para usar uma luva nova.

Os sapatos eram sagrados e representou mais um paradoxo que contribuiu para a mística de Michael. Ele poderia usar 18 quilates de ouro nas caneleiras e drapear os seus móveis em strass de cristal austríaco, mas não dê a Michael um par de sapatos de grife.

Eles não poderiam fazer moonwalk, ou sapateado, ou ficar em bico de pés, ou girar 9 voltas com a precisão de um pião. Os Florsheims, no entanto, podem fazer tudo isso e muito mais. Em turnê eu tinha dois pares de sapatos Florsheims desgastados, eu era tão paranóico em relação a perde-los, que eu dormia todas as noites, com um par debaixo do meu travesseiro.


"The King Of Style - Dressing Michael Jackson" por Michael Bush
Fonte do texto heavensgladyoucame

Nota: Bush diz que Michael só dançava com sapatos Florsheim, porque foi nesses sapatos que ele prendeu a dançar, dado que era o que a sua família podia pagar quando ele era pequeno.


2 comentários:

  1. Um sapato novo é sempre um risco para qualquer pessoa... especialmente porque escorregam. Michael tinha que preservar a segurança dele! É mais uma história interessante e faz todo o sentido. São coisas que nem toda a gente pensa. Mas antes de usar uns sapatos novos eu costumo andar com eles em casa e em percursos pequenos na rua para desgastar um pouco de sola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também! E não é só para desgastar a sola, é também para que se adaptem aos nossos pés.
      Tenho um manuscrito de Michael que ele escreveu para o Bush, onde ele pede que lhe traga os sapatos tal tal... para ele os adaptar aos pés.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...