28/02/2014

Michael Jackson fala sobre o seu desempenho no Motown 25



Trecho do livro Moonwalk

O show Motown 25 tinha realmente sido gravada um mês antes, em Abril. O título completo era "Motown 25: Yesterday, Today, and Forever", (Motown 25: Ontem, Hoje e Para Sempre) e eu sou forçado a admitir que tive de ser convencido a fazê-lo. Fico feliz que fiz, porque o show acabou por produzir alguns dos momentos mais felizes e mais orgulhosos da minha vida.

Como mencionei anteriormente, eu disse não à ideia em primeiro lugar. Eu tinha sido convidado a participar como membro dos Jacksons e depois fazer um número de dança meu. Mas nenhum de nós éramos artistas da Motown há muito tempo. Houve longos debates entre mim e meus gerentes, Weisner e DeMann. Eu pensei sobre o quanto Berry Gordy tinha feito por mim e pelo grupo, mas eu disse aos meus gerentes e à Motown que eu não queria ir na TV. Minha atitude diante da TV é bastante negativa. Eventualmente Berry veio ver-me a discutir o assunto. Eu estava editando "Beat It" no estúdio da Motown, e alguém deve ter dito a ele que eu estava no prédio. Ele veio para o estúdio e falou longamente comigo sobre isso. Eu disse, "Ok, mas se eu fizer isso, eu quero fazer 'Billie Jean'." Seria a única música que não era da Motown em todo o show. Ele me disse que de qualquer maneira, era isso mesmo que ele queria que eu fizesse. Assim, concordamos em fazer um medley dos Jacksons, que incluiria Jermaine. Estávamos todos emocionados.

Então eu reuni meus irmãos e ensaiei-os para este show. Trabalhei com eles, e foi agradável, um pouco como nos velhos tempos do Jackson 5. Eu coreografando e ensaiando-os por dias em nossa casa em Encino, filmando todos os ensaios para que pudéssemos vê-los mais tarde. Jermaine e Marlon também fizeram as suas contribuições. Em seguida fomos para a Motown, em Pasadena para os ensaios. Fizemos a nossa atuação e mesmo reservando a nossa energia e sem dar o máximo no ensaio, todas as pessoas que lá estavam aplaudiram e se aproximaram para nos verem. Então eu fiz o meu ensaio de "Billie Jean". Eu só andava, porque eu ainda não tinha nada planeado. Eu não tinha tido tempo porque estive muito ocupado ensaiando o grupo.


No dia seguinte liguei para meu gabinete de gestão e disse, "Por favor mande-me um chapéu de espião, género de um fedora. Qualquer coisa que um agente secreto usaria" Eu queria algo sinistro e especial, um chapéu tipo desleixado. Eu ainda não tinha uma ideia muito boa do que eu ia fazer com "Billie Jean".

Durante as sessões de Thriller, eu tinha encontrado um casaco preto, e eu disse: "Sabe, um dia vou usar isso numa atuação. Era tão perfeito e tão show business que eu usei-o na Motown 25.

Mas na noite antes da gravação, eu ainda não tinha ideia do que eu ia fazer com o meu número a solo. Então eu fui até a cozinha da nossa casa coloquei "Billie Jean"a tocar. Alto. Eu estava lá por mim, na noite antes do show, e eu praticamente fiquei lá e deixei que a música me dissesse o que fazer. Eu gosto de deixar a dança criar-se a si mesmo. Na realidade eu deixo que ela fale comigo, eu ouvi a batida entrar, e peguei o chapéu de espião e começou a pose e passo, deixando o ritmo de "Billie Jean" criar os movimentos. Senti-me quase obrigado a deixá-la criar-se a si mesmo. Eu não pude evitar. E isso, ser capaz de "recuar" e deixar que a dança surja, foi muito divertido.

Eu também tinha praticado alguns passos e movimentos, embora a maior parte do desempenho fosse  realmente espontâneo. Eu já vinha praticando o Moonwalk durante algum tempo, e ficou claro para mim em nossa cozinha que gostaria de finalmente fazer o Moonwalk em público na Motown 25.

O Moonwalk estava já na rua por esta altura, mas eu melhorei-o um pouco quando eu o fiz. Ele nasceu como um passo break-dance, um tipo de "popping" de coisas que os miúdos negros criaram dançando nas esquinas das ruas do gueto. Os negros são verdadeiramente dançarinos inovadoras, eles pura e simplesmente, criaram muitas das novas danças. Então eu disse: "Esta é minha chance de fazer isso", e eu fiz. Estes três miúdos ensinaram-me. Eles me deram o básico - e eu tinha feito muito isso em privado. Tinha praticado isso em conjunto com alguns outros passos. Tudo o que eu tinha a certeza era que isto era a ponte para "Billie Jean" Eu ia a andar para trás e para frente ao mesmo tempo, como andar na lua.

No dia da gravação, a Motown estava funcionando atrasado. Demorado. Então eu saí e ensaiei por mim. Nessa altura eu tinha o meu chapéu de espião. Meus irmãos queriam saber para que era o chapéu, mas eu  disse-lhes  que teriam que esperar para ver. Mas eu pedi a Nelson Hayes um favor. "Nelson,depois de eu fazer a atuação com meus irmãos e as luzes se apagarem, esgueire o chapéu para mim no escuro. Eu vou estar no canto, junto aos bastidores, conversando com o público, mas você coloca o chapéu lá no escuro ao alcance da minha mão. "

Então, depois de meus irmãos e eu acabarmos a atuação, eu andei para o lado do palco e disse: "Vocês são lindos! Eu gostaria de dizer que aqueles eram os bons velhos tempos, foram momentos mágicos com todos os meus irmãos, incluindo Jermaine. Mas o que eu realmente gosto"- e Nelson esgueirou o chapéu ao alcance da minha mão - "são as canções mais recentes "Eu me virei e peguei o chapéu e fui para “Billie Jean”,  naquele ritmo pesado, eu poderia dizer que as pessoas do público estavam realmente a gostar do meu desempenho. Meus irmãos me disseram que havia um aglomerado de gente nos bastidores me olhando de boca aberta, os meus pais e irmãs estavam lá na platéia. Mas eu só me lembro de abrir os olhos no final da coisa e ver esse mar de gente aplaudindo de pé. E eu senti tantas emoções conflituosas. Eu sabia que tinha feito o meu melhor e me senti bem, muito bem. Mas ao mesmo tempo me senti dececionado comigo mesmo. Eu tinha planeado fazer um giro muito longo e parar na ponta dos pés, suspenso por um momento, mas eu não fiquei na ponta dos pés o tempo que eu queria. Eu fiz a volta e pousei em um pé. Eu queria ficar lá, estagnar lá, mas não correu como eu tinha planeado.

Quando cheguei aos bastidores, as pessoas vieram- me dar os parabéns. Eu ainda estava desapontado com o giro. Eu tinha-me concentrado tanto e eu sou muito perfeccionista. Ao mesmo tempo eu sabia que esse era um dos momentos mais felizes da minha vida. Eu sabia que, pela primeira vez os meus irmãos tiveram a chance de me assistir e ver o que eu estava fazendo, como eu estava evoluindo. Depois da apresentação, cada um deles me abraçou e beijou nos bastidores. Eles nunca tinham feito isso antes, eu me senti feliz por todos nós. Foi tão maravilhoso quando eles me beijaram desse jeito. Eu adorei! Quero dizer, nós nos abraçamos o tempo todo. Minha família toda abraça muito, exceto para o meu pai. Ele é o único que não o faz. Sempre que o resto de nós nos vemos uns aos outros, nós nos abraçamos, mas quando todos eles me beijaram naquela noite, senti como se tivesse sido abençoado por eles.

O desempenho ainda me estava roendo, e eu não estava satisfeito até que um menino se aproximou de mim nos bastidores. Ele tinha cerca de dez anos e estava usando um smoking. Ele olhou para mim com os olhos a brilhar, estagnou onde estava, e disse: "Homem, quem te ensinou a dançar daquele jeito?" Eu meio que ri e disse: "A prática, acho eu." E este menino estava olhando para mim, boquiaberto. Eu fui embora, e pela primeira vez naquela noite, eu me senti muito bem sobre o que tinha feito naquela noite. Eu disse a mim mesmo, devo ter feito realmente bem porque as crianças são honestas. Depois do que o garoto disse, eu realmente senti que tinha feito um bom trabalho. Fiquei tão comovido por toda a experiência que fui para casa e escrevi tudo o que tinha acontecido naquela noite. Minha nota acabou com o meu encontro com a criança.

No dia depois do show Motown 25 show, Fred Astaire telefonou-me. Ele disse - estas são suas palavras exatas - "Você é um dançarino dos diabos. Homem, você realmente fê-los cair para trás na noite passada. "Isto foi o que Fred Astaire me disse. Agradeci-lhe. Então ele disse: "Você é um dançarino impetuoso. Eu também sou assim. Eu costumava fazer a mesma coisa com a minha bengala. "

Eu tinha-o encontrado uma ou duas vezes no passado, mas esta foi a primeira vez que ele me telefonou. Ele disse: "Eu vi o especial na noite passada; eu gravei e vi novamente esta manhã. Você é um dançarino dos diabos. "

Foi o maior elogio que eu já recebi na minha vida, e o único que eu sempre quis acreditar. O que Fred Astaire me disse significou para mim, mais do que qualquer outra coisa. Mais tarde, o meu desempenho foi nomeado para um Emmy na categoria musical, mas eu perdi para Leontyne Price. Não importava. Fred Astaire me disse coisas que eu nunca iria esquecer, essa foi a minha recompensa. Mais tarde, ele me convidou para sua casa, e houve mais elogios dele, na realidade eu até corei. Ele passou por cima do meu desempenho em "Billie Jean, passo a passo. O grande coreógrafo Hermes Pan, que coreografou as danças de Fred nos filmes, se aproximou, e eu mostrei-lhes a forma de fazer Moonwalk e demonstrei alguns outros passos em que eles estavam interessados.

Não muito tempo depois, Gene Kelly passou por minha casa para me visitar e também disse que gostou da minha dança. Foi uma experiência fantástica, porque eu senti que tinha sido introduzido numa fraternidade informal de dançarinos, e eu me senti muito honrado porque estas eram as pessoas que eu mais admirava no mundo.

Logo após o Motown 25 a minha família leu muitas coisas na imprensa sobre eu ser "o novo Sinatra" e tão "emocionante como Elvis", esse tipo de coisas. Foi muito bom ouvir, mas eu sabia que a imprensa pode ser tão inconstante. Uma semana eles te amam, e na semana seguinte eles agem como se você fosse lixo. Mais tarde eu dei o casaco preto brilhante que eu usei na Motown 25 a Sammy Davis como um presente. Ele disse que ia fazer um número sobre mim no palco, e eu disse: "Você quer usar isto quando fizer isso?" Ele estava tão feliz. Eu amo Sammy. Ele é um homem tão fino e um showman real.

 


4 comentários:

  1. Uma música com uma linda história. Lembro-me que quando comprei o album Thriller, na época esta música era uma inovação que passava com frequência na TV e toda a gente, de faixas etárias diferentes, vibravam com MJ. A dança era genial e algo nunca visto num artista. Porém, a música que eu mais ouvia era Billie Jean, sem imaginar que existia uma dança que iria fazer história. Na época a única dança conhecida de MJ era Thiller que fazia parar toda a gente em frente á Tv e que felizmente passava muitas vezes, Estou a falar de 1982, uma época em que quando um CD saia nos EUA só alguns meses depois passava cá... era assim na música, noticias e etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito mais de Billie Jean do que de Thriller.

      Eliminar
  2. Maria,

    Aqui também, víamos muito pouco do que acontecia lá fora, tempos depois. Gostaria tanto de ter acompanhado de perto, como hoje seria possível. Ele foi o artista mais famoso, conhecido e reverenciado no mundo todo, naquela época, sem internet. Imagina se fosse hoje, como ele não estaria bombando?

    Abraços.

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Elisa! Com Internet teríamos melhor acesso.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...